sábado, 24 de janeiro de 2009

POUSADA VITÓRIA - STA ROSA DE LIMA - SC


A vantagem de não ter casa na praia, nem sítio e morar num apartamento pequeno é que assim acabamos conhecendo vários lugares diferentes.
Agora depois do Natal, enquanto todo mundo fica nas praias, vamos para a serra de Santa Catarina.
Quando pergunto ao Márcio onde fica esta cidade, ele me manda o site da Pousada Vitória ou Pousada da Dida.
http://www.acolhida.com.br/destinos/santa-rosa/pousada-dida.html. Convenceu-me! Adorei as fotos da região, da pousada e da dona. O site mostra a localização de Santa Rosa de Lima, as diversas pousadas que fazem parte de uma Associação chamada Acolhida na Colônia, do ecoturismo da região, as atividades realizadas pelos agricultores e até as especialidades culinárias.
No caminho fiquei maravilhada com a quantidade de bromélias e Oncidiuns floridos. Escutamos vários pássaros, vimos tirivas, pica-pau, canários e borboletas de todas as cores.
Depois de passar pelo canteiro de obra da Usina Hidroelétrica de Santa Rosa, pra frente uns 3 km chegamos à Pousada da Dida.

Quando paramos o carro, só o que vi foram orquídeas amarradas em praticamente todas as árvores. Em cima de uma mesa de madeira, pedaços de xaxins com seedlings de Pleurothallis, Maxillarias, e outras micro-orquídeas. Na frente da casa onde ficaríamos mais Dendrobium, Oncidium, Laelia e outras espécies de Pleurothallis, Maxillarias, Octomeria, Rodriguesia, Capanemia.
Perguntando para a Dida quem era o aficionado, ela me fala de seu filho Jackson. No mesmo dia à tardinha conheci um rapaz muito simpático e inteligente de 15 anos. Nos dias que se passaram este rapaz nos levou para várias trilhas, algumas dentro da Pousada e outras em região preservada pelos eco-agricultores, nunca havia visto tanta orquídea em tão pouco tempo. Jackson não sabe o nome de todas as orquídeas que cultiva mais nas trilhas, na mata fechada, me faz olhar pra cima e pra baixo e admirar as nativas.
Contou-me que ele e seu pai recolheram várias espécies de bromélias e orquídeas em áreas desmatadas para plantações de fumo, eucalipto e durante a construção da barragem da Usina hidroelétrica.
Dida e sua família são apicultores filiados da AGRECO (Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral)
http://www.agreco.com.br/.
O mel é produzido na propriedade e seu sabor é suave, orgânico, puríssimo, quem sabe devido às orquídeas abundantes da região.
A Pousada Vitória também faz parte da Acolhida na Colônia. As famílias que participam do Programa têm normas a serem seguidas onde 50% do alimento que é oferecido devem ser produzidos na propriedade e 30% dos vizinhos da região. Até o açúcar cristal e a farinha de trigo são orgânicos.

Isso tudo fortalece a economia do desenvolvimento sustentável de toda a região, estimulando uma vida mais saudável e com mínimo prejuízo ao meio ambiente. E nos faz ter alguma esperança que existirão pequenos santuários preservados no futuro.

Um comentário:

Antonio Carlos Heil disse...

Olá. Se ainda mantém o blog, por favor, é possível trocar a cor da letra de amarelo pra um vermelho ou preto? Li o relato , bem legal e conheço bem a região. Já fui na pousada de bike. Sempre ficamos na Doce Encanto.