segunda-feira, 30 de março de 2009

Stanhopea insignis - por Sovenir Dias


Há mais de seis anos que tenho esta planta, embora esteja na rua pendurada em arvore nunca havia sido polinizada. Quando da visita de minha filha e neta no dia 13/02/09, como é de costume elas gostam de apreciar as flores de minhas orquídeas, ao parar-mos para apreciar as flores da Stanhopea insignis Pámela minha neta que é muito observadora coisa natural em crianças em sua idade, dez anos, foi logo avisando, cuidado dentro da flor tem um bicho, então vendo que se trava de uma abelha, logo pedi que pegasse a câmera fotográfica para registrar o fato e ai temos o resultado conforme mostram as fotos.
Para que a matéria fosse completa, até porque nunca havia observado tal tipo de abelha fui à busca da informação. A abelha em questão é uma Eulaema pseudocingulata, conhecida por polinizadora de orquídeas.
Stanhopea é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas. A Stanhopea insignis é a espécie tipo deste gênero. O nome gênero é uma homenagem a Lord Philipp Henry Stanhope,
orquidofilo Inglês.
Planta relativamente grande, com flores exóticas, perfumadas, porem dura pouco mais de três dias, a principal diferença entre elas é o labelo e o numero de flores.
Stanhopea agrupa cerca de cinqüenta espécies epífitas, eventualmente rupícolas, distribuídas do México ao Sul do Brasil, normalmente crescendo à sombra das matas úmidas ou sobre rochas abrigadas, onde há grande deposito de detritos. A maioria das espécies concentra-se no México, América Central e Equador principalmente as mais coloridas. Existem mais ou menos oito espécies no Brasil, entre elas grandiflora, lietzei, graveolens, oculata e insignis, estas espécies são bastante variáveis e parecidas, e difíceis de descrever, por isso não existe consenso no numero de espécie.
São plantas robustas, com pseudobulbos ovóides mais tarde sulcados longitudinalmente, agregados, verde escuro, uni foliados, na base guarnecida por bainhas. As folhas são pecioladas, herbáceas, plicadas e apresentam diversas nervuras dorsalmente salientes.
As flores são pendentes brota da base do pseudobulbo, crescendo para baixo, comporta de duas a dez flores grandes, de forma estranha, cujo ovário normalmente esta coberto por ampla bráctea.
As flores possuem sépalas grandes e côncavas, de consistência carnosa e aparência cerosa. O labelo é muito complexo, carnoso, rígido, com hipoquilio (bot. Porção inferior do labelo das orquídeas), muito carnoso e côncavo, mesoquilio (parte media do labelo das orquídeas quando tripartido), e epiquilio (extremidade do labelo), largo por vezes com dois apêndices em forma de chifres. A coluna em regra é longa e carnosa, arqueada ficando com a antera e o estigma sobre o epiquilio, atenuada para a base, com duas grandes asas na extremidade. Antera terminal uniculada (só uma cavidade) com duas polineas cerosas.
O cultivo, haja vista, sua flor pendente deve ser feito em cesta de madeira. Pode acrescentar ao substrato casca de madeira podre, detritos, areia ou pedrisco.
Classificação cientifica
Domínio – Eukaryota
Reino – Plantae
Divisão – Magnoliophyta
Classe – Liliopsida
Ordem – Asparagales
Família – Orquidaceae
Gênero – Stanhopea

Autoria: Sovenir Macio Dias

Nenhum comentário: